A FILOSOFIA

Dezembro/2013 – Joel Fernandes é médium e filósofo

          A Filosofia é um modo de pensar, é uma atitude do pensamento que busca uma postura do entendimento diante do espanto que o mundo lhe causa; a Filosofia portanto é, de imediato, algo que o homem faz, algo que o homem tem feito, e algo que o homem necessariamente fará, sob pena por deixar de ser homem: pensar.

          Todavia esse “pensar” não é um simples pensar, mas um pensar a partir de dados coerentes e lógicos que darão origens a conceitos claros e precisos sobre tudo que existe; não obstante isso somente poderá ocorrer a partir do momento em que o sujeito do conhecimento – o sujeito pensante, ou o espírito – passar a entender a necessidade do que significa esse “pensar”.

          Exatamente por isso a Filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos nem tampouco um sistema fechado – acabado em si mesmo – pelo intelecto, porém é, antes de tudo o mais, uma prática de vida que procura pensar o fenômeno além da sua pura aparência, isto é, pensar em buscar a sua essência, qual seja: “em que consiste este ‘isto’ que existe?”. A Filosofia tem a causa original como compromisso.

          Consequentemente a Filosofia pode se voltar para qualquer fato constituído por ela como  tema, tendo assim a oportunidade de pensá-lo: a Ciência, seus valores, seus métodos, e seus mitos; a Religião, seus valores, e seus fundamentos;  a Arte; a Ética; o Homem; pode pensar o próprio pensar; etc.; e pode se repensar, o que, aliás, é e tem sido sua perene atividade-tarefa.

          Diante disso a Filosofia é um movimento intelectual irreverente porque, partindo do fático, pensa-o, coloca-o em dúvida, e critica-o, fazendo-lhe perguntas inoportunas; contudo abre-nos a porta das possibilidades e faz-nos entrever outros mundos e outros modos de se compreender a natureza considerada como a totalidade existente – material-física e/ou imaterial-metafísica –, seja ela vivente ou não, visível ou invisível.

          Por conseguinte, muito diferentemente do que se diz sobre o pensamento filosófico que, por sua própria natureza constitutiva necessariamente está no mundo porque dele não pode se ausentar:

          “A Filosofia é fácil, está dentro de nós, ela é o que pensamos[1]”.

          [1] Afirmação que me foi passada pelo Espírito ANDRÉ, nome atual de um ex-filósofo da Antiguidade Clássica.

Compartilhe nas mídias