AVIÕES DO FUTURO PODERÃO VOAR COM MOTORES ELÉTRICOS

ABRIL/2.015 – Por Ethevaldo Siqueira (Rádio CBN)

     A foto ao lado mostra uma asa experimental criada para testar a propulsão com 18 motores elétricos e hélices especiais. Os pesquisadores da NASA que trabalham no projeto denominado Tecnologia de Hélice Assíncrona de Vértices Agudos (cuja sigla em inglês é LEAPTech, de Leading Edge Asynchronous Propeller Technology), em desenvolvimento no Centro de Pesquisas de Vôo Armstrong, realizam testes de desempenho de uma secção de asa de compósito de carbono de 10,34 metros, com 18 motores elétricos.
     O projeto testará a validade da premissa de que uma integração mais apertada entre a propulsão e a estrutura aérea– que se torna possível com a propulsão elétrica – trará maior eficiência e segurança, bem como benefícios ambientais.
     A asa experimental, chamada Base de Teste de Sistemas Integrados Híbrido-Elétricos (HEIST), é montada sobre a estrutura modificada de um caminhão. Em lugar de usar um túnel de vento, os testes com ela são feitos sobre um veículo que se desloca até 112 km/hora no leito de um lago seco, na Base Aérea de Edwards, no Deserto de Mojave, na Califórnia.

Compartilhe nas mídias